quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

O sabor do beijo



Saborear é saber intimamente, saber dentro. Não só saber e sabor vêm do mesmo latim, sapere, como era fino antigamente dizer "esse molho sabe bem" ou "o vinho sabia a frutas e flores", significando ter bom sabor, ter gosto de. E isso faz pensar na palavra língua, que tanto pode estar ligada ao que se fala quanto ao que se saboreia.
O que vem a ser exatamente sabor? Para os ocidentais as definições são um tanto vagas, do tipo "é a impressão que algumas substâncias causam na língua". Já para os chineses, o sabor tem uma função precisa - é uma partícula infinitesimal da natureza que entra na construção de todas as formas, e mais: é aquilo que guarda um movimento dentro da forma. O que levou um mestre a dizer que, na intimidade da boca, escolhemos as formas que se tornarão a nossa forma. Pois, se escolhemos saborear salgado, o efeito será um; se a escolha cair no doce, o efeito será inteiramente outro. Doce, salgado, amargo, ácido e picante: segundo a visão chinesa, são esses os cinco sabores que permeiam tudo. Segundo os aiurvedas, existem mais dois, o insípido e o adstringente, que os chineses englobam no doce e no ácido.
Mas esses sabores não são somente do paladar, são sabores da vida! O poste, a chave de casa, o sapato, o cabo do guarda-chuva têm sabor. Lágrima tem sabor diferente a cada choradinha. Sabor é igualzinho a cor, a som, a cheiro, a sensação na pele: existe independentemente da nossa vontade, nós é que o capturamos ou não através dos sentidos. Você pode dizer que saboreia uma imagem, um momento, uma música, uma declaração de amor e até coisas menos virtuosas, como a vingança: "Vingança é um prato que se come frio", diz o ditado, um tanto indigesto.
A memória pode trazer o sabor amargo de um ressentimento. Já o desejo coloca o sabor do sexo na boca, a propaganda vende um sabor de "quero mais", o texto do artigo na revista pode ser saboroso. E existe coisa pior do que sentir a vida insípida? Pouco agradável, tediosa, monótona: sensaborona. Outra palavra que tem tudo a ver é gosto. Pode ser sinônimo de sabor quando se diz que algo tem gosto de e de prazer quando se conjuga em verbo: gostei. Expande-se para critérios de valor: bom gosto. Ou mau gosto, que é diferente de gosto ruim...



FONTE:Bons Fluídos

Nenhum comentário:

Postar um comentário