terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Por trás dos sonhos eróticos

Alguns sonhos colocam-nos perante cenas que, acordados, teríamos vergonha de pensar. Perturbadores, interpelam-nos se seremos mais perversos do que imaginávamos.
Acordamos em sobressalto, entre o prazer e o constrangimento, e assim continuamos pelo dia fora. Porque sonhamos que estamos a fazer amor com o nosso patrão ou com o melhor amigo do nosso marido, que ainda por cima não consideramos nada atraente? Mentimo-nos?

Nicole Gratton, diretora da Escola Internacional de Sonhos, em Québec, afirma: "Os nossos sonhos, por mais perturbadores que sejam, querem o nosso bem. Sexuais ou não, servem para nos ajudar a conhecer. Carregam uma mensagem para nos ajudar e, por vezes, quando violentos, podem-nos prevenir de um perigo. Para Jacques Montangero, psicoterapeuta, os sonhos eróticos são como os outros e relacionam-se com as nossas aspirações e preocupações que, muito frequentemente, não estiveram presentes durante o dia.

"Podem chamar a atenção para um comportamento problemático, colocar em relevo uma maneira de pensar ou de agir que é necessário corrigir, sugerir uma outra visão das coisas ou trazer uma mensagem reconfortante, evidenciando determinados recursos da pessoa". Então, porque nos transportam para o caminho do sexo?

"Porque a sexualidade é o que de mais íntimo existe em nós, faz-nos desfrutar e ajuda-nos a crescer", explica Christiane Riede, psicanalista. Sonhar com a união carnal sexual harmoniza as facetas masculinas e femininas presentes em todos nós. Desta união psíquica interior, com sucesso ou problemática, depende a nossa plenitude. Cabe lembrar que o significado de um sonho pode ser encontrado através do sonhador: ele não existe, na interpretação da verdade, por si só.

Algumas pistas para perceber os sonhos eróticos:

- Para algumas pessoas falar de sexo ainda é tabu. E revelar seus sonhos mais íntimos, inclusive os eróticos, parece ainda mais complicado. Interpretados como pecado ou como um desejo escondido, este tipo de sonho costuma expressar algo que, naquele momento de vida da pessoa, tem alguma relevância, mesmo que psiquicamente.

- Os  sonhos eróticos podem ocorrer com maior frequência quando a pessoa está em uma fase de pouca ou muita atividade sexual.

- Os conteúdos dos sonhos eróticos são muito pessoais e variam de acordo com a imaginação de cada um. No entanto, os temas mais recorrentes estão relacionados comdesejos reprimidos ou situações que despertam curiosidade e, talvez alguma vergonha, situações essas que a pessoa não teria coragem de realizar na vida real, como, por exemplo, estar na cama com dois homens ou duas mulheres, realizar o ato sexual em locais perigosos ou expostos (rua, elevador, praia).

- O lado positivo desse tipo de sonho é a possibilidade de seextravasar qualquer tipo de tensão acumulada e que pode ser despertada, até mesmo por estímulos banais, como ver um filme ou ler um artigo. Aliás, a função do sonho é essa mesmo: aliviar a mente do excesso de informações que absorvemos no dia-a-dia e que acabam por gerar stress.

- Mas os sonhos eróticos nem sempre são agradáveis. Psicólogos revelam que alguns podem passar dos limites de tolerância da pessoa e trazer temas ligados à violência ou perversões. Algumas vezes, chegam a ser considerados pesadelos e despertar sentimentos de angústia e aflição, seja porque não nos sentimos à vontade com esse tipo de conteúdo, seja porque, de alguma forma, o sonho produz culpa ou mal-estar. Também pode ser preocupante se se passar a viver desses sonhos, usando-os como fuga da realidade e evitando-se relacionamentos reais.

- De qualquer forma, para lidar com esses sonhos eróticos, a chave é procurar avaliar a impressão que desencadeiam em nós. Um problema bastante frequente é aculpabilização, comum depois deste tipo de sonho, especialmente se os sonhos eróticos tiverem um conteúdo mais violento ou desafiem os nossos limites morais.

- Enganam-se as pessoas que pensam que o sonho representa um desejo escondido. Ele pode ser apenas uma forma de dar significado a questões não resolvidas. Entre o sonhar e o desejo de concretização há uma grande distância.

- O impacto de um sonho erótico pode durar algum tempo, principalmente se ele se repete com alguma frequência. Em determinados casos, a lembrança do sonho pode funcionar como estímulo extra. Da mesma forma, sonhos desagradáveis recorrentes podem diminuir a libido, especialmente se a pessoa se recusa a trabalhar internamente a fonte de angústia, gerando um estado emocional que pode afetar negativamente a vida sexual.

- Para a maioria dos sexólogos, não há uma interpretação determinada para cada tipo de sonho. Tudo depende da forma como esse conteúdo interage com a estrutura psíquica e emocional da pessoa. Cada pessoa é única e o significado daquele sonho para ela também é único. Às vezes, um sonho específico diz muito sobre o que se está a viver,  e outros sonhos podem não ter nada a ver com a realidade.

- Por último, nem sempre um sonho carece de interpretação, sendo apenas um simples reflexo do quotidiano da pessoa. Um sonho de conteúdo sexual não significa necessariamente algo problemático. Se se repetir e isso perturbar a vida da pessoa, o melhor é procurar ajuda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário